Winner’s Planet: a nova coleção de roupa sustentável amiga do ambiente

A sustentabilidade e a ecologia são dos temas mais centrais e prioritários da atualidade em todo o mundo.

Os objetivos são reduzir o gasto de recursos naturais, reduzir o número de emissões de gases poluentes, reduzir os desperdícios de outros recursos, entre outros.

Em suma, o objetivo é reduzir a pegada ecológica nas várias vertentes, preservando o meio ambiente.

A sustentabilidade e ecologia acabam por assumir uma importância extra em setores como o têxtil, onde é necessário minimizar e reverter as consequências negativas de um setor gigante, que acabam por ser agravadas pelo fast-fashion.

Fast-fashion vs Slow-fashion: qual a melhor escolha para o meio ambiente?

O fast-fashion é um conceito referente à moda rápida. A moda rápida é uma tipologia de trabalho que dá prioridade ao fabrico de roupa em massa - com um design barato a uma grande escala. 

O intuito é reduzir o tempo que decorre do início da produção até ao momento em que chega às lojas.

Neste método de trabalho as matérias primas utilizadas, o processo de fabrico e o impacto ambiental são negligenciados. 

Como tal, o fast-fashion exige o gasto de muitos recursos naturais e de outros materiais que têm um elevado impacto ambiental (ex: plástico).

Por estas e outras razões, o fast-fashion é considerado altamente poluente e, como tal, “anti ambientalista”.

A Gianni Kavanagh guia-se pelo princípio do slow-fashion. Ao contrário do fast-fashion, o slow-fashion produz em escalas pequenas, onde há uma maior atenção à qualidade e à exclusividade.

Para além disso, no slow-fashion há uma consideração por todos os intervenientes: desde os produtores aos clientes, sem nunca esquecer o meio ambiente.

Baseada neste conceito, a Gianni Kavanagh lançou a coleção Winner's Planet - a mais recente coleção de roupa sustentável e ecológica para homem e mulher.

Winner's Planet - Coleção de roupa sustentável e ecológica para homem e mulher

Winner’s Planet: roupa sustentável e ecológica

Como é característico na marca, a coleção sustentável também apresenta produtos apelativos e únicos. A grande diferença é o uso de materiais reciclados e matérias primas orgânicas, sem nunca esquecer o ADN da marca.

Para conservar esta identidade, por exemplo, manteve-se a distintiva placa no peito, mas feita com materiais reciclados

Por sua vez, as malhas reinventaram-se em algodão 100% orgânico, não contribuindo para a produção de sementes geneticamente modificadas e reduzindo a utilização de químicos no fabrico da roupa.

Nesta coleção ecológica encontras fatos de treino, t-shirts e camisolas que poderás usar em ocisões descontraídas ou até mesmo durante os treinos.

Winner's Planet para combater os efeitos negativos do fast-fashion

Com o lançamento desta coleção amiga do ambiente, a Gianni Kavanagh pretende:

  • oferecer roupas com maior qualidade e conforto: o uso de algodão 100% orgânico aumenta a qualidade, conforto e durabilidade das peças de roupa;
  • reduzir a pegada ecológica: o uso de algodão 100% orgânico (que implica um crescimento e recolha natural) e de materiais reciclados faz com que o impacto ambiental seja reduzido. Para além disso, como a produção é inteiramente portuguesa existe uma menor emissão de gases poluentes para transportar a roupa dos fabricantes para os armazéns da marca;
  • oferecer roupas mais amigas da pele: como o algodão orgânico está livre de qualquer tipo de químicos, inseticidas e pesticidas, este reduz o risco de alergias e outros problemas relacionados com a pele;
  • fomentar a economia local: tal como grande parte das coleções da Gianni Kavanagh, a Winner’s Plannet é produzida inteiramente em Portugal, preservando os direitos humanos, ao mesmo tempo que fomenta a economia local.

Conclusão

Para contrariar as tendências e os impactos negativos do fast-fashion, decidimos criar uma coleção sustentável e ecológica.

Assim, a Winner’s Planet dispõe de peças de roupa de qualidade, confortáveis, com o design exclusivo e característico da Gianni Kavanagh, mas com uma preocupação extra – o meio ambiente.

Mais do que uma coleção de roupa ecológica e sustentável, queremos criar e oferecer uma forma de ser, estar, viver e cuidar do ambiente.

O mote é uma marca feita para vencedores, para um planeta vencedor.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados